A Endoscopia é uma técnica médica de recente aplicação em Medicina Veterinária que por sua característica não invasiva e segura, tem indicação no diagnóstico e tratamento de diversas patologias em cães, gatos e outros animais, pois é uma forma confiável e segura de exploração, diagnóstico e de obtenção de amostras de tecidos (biópsias) como auxílio diagnóstico.
O endoscópio consiste num tubo flexível com sistema de irrigação e insuflação, comandado por um operador que observa e realiza os procedimentos através da visualização em um monitor de vídeo. A exploração fica registrada em fotos e/ou fitas de vídeo. Pelo tubo flexível podem-se introduzir o material acessório como pinças de diversos formatos quando da necessidade de coleta de fragmentos (biópsia), remoção de pólipos e extração de corpos estranhos.
Para a realização da Endoscopia é necessário que o animal esteja anestesiado (anestesia geral), e desse modo a indicação do procedimento somente pode ser feita depois de uma avaliação clínica cuidadosa pelo Médico Veterinário, que identificando a necessidade do procedimento como meio diagnóstico ou de tratamento vai avaliar a condição clínica do animal para ser submetido à anestesia geral. Muitas vezes exames pré-anestésicos não necessários para garantir a viabilidade e segurança do procedimento.
Assim sendo, depois da avaliação do Clínico Veterinário e de sua indicação ao procedimento, o animal será anestesiado e monitorado, podendo ser submetido as diferentes modalidades de endoscopia descritas a seguir:
ENDOSCOPIA ALTA: Avaliação através da introdução do tubo flexível pela boca do animal para visualização do esôfago, estômago e duodeno como meio diagnóstico ou para retirada de corpos estranhos de acordo com a indicação do Médico Veterinário.
ENDOSCOPIA BAIXA: Avaliação através da introdução do tubo flexível pelo ânus do animal para visualização do reto e cólon intestinal de acordo com a indicação do Médico Veterinário.
RINOSCOPIA, TRAQUEOSCOPIA E BRONCOSCOPIA: Avaliação através da introdução do tubo flexível pelas narinas do animal para visualização das narinas, traquéia e brônquios. É o único procedimento que nos permite chegar de forma atraumática até os brônquios.
VAGINOSCOPIA E CISTOSCOPIA: Avaliação através da introdução do tubo flexível pela vagina e/ou uretra para visualização de vagina, uretra e bexiga urinária mediante indicação do Clínico Veterinário.
Os exames acima identificados podem ser inviáveis em animais muito pequenos, pois em alguns casos a espessura do tubo flexível pode ser incompatível com a cavidade a ser explorada.
LAPAROSCOPIA
A videolaparoscopia é um método seguro para a exploração cirúrgica e/ou diagnóstica da cavidade abdominal e torácica. São realizadas pequenas incisões, com cortes de meio a um centímetro, para passar a câmara de vídeo e os outros equipamentos necessários para a cirurgia. Assim, as incisões grandes, feitas na cirurgia convencional, que demandam um maior cuidado no pós-operatório imediato e nos curativos, são substituídas por pequenas incisões na videolaparoscopia propiciando um tempo de recuperação menor e possibilitando que o animal retorne à sua vida normal em pouco tempo.
Além da indicação em alguns procedimentos cirúrgicos como castrações, retirada de cálculos e reparação de hérnias, existe também a indicação do procedimento como meio diagnóstico na obtenção de amostras de tecidos e fragmentos para a realização de biópsias. Assim como na Endoscopia a Laparoscopia também necessita de anestesia geral inalatória, mediante indicação do Médico Veterinário depois da sua avaliação clínica e quando necessário, da realização de exames pré-operatórios.
A Endoscopia e Laparoscopia no Hospital Veterinário Piracicaba: Como fazê-los?
Devido à necessidade de anestesia geral para a realização dos procedimentos, somente os realizamos com indicação dos Clínicos do Hospital Veterinário Piracicaba e desse modo segue os mesmos procedimentos e orientações das indicações cirúrgicas.
Não realizamos Endoscopia e Laparoscopia de casos encaminhados sem passar por avaliação de nossos Clínicos. Esse exame deve ser feito com um agendamento, podendo ser realizado no Hospital ou em outro centro especializado.
Para outras informações entre em contato com um de nossos Clínicos.
Exames Radiográficos no Hospital Veterinário Piracicaba; Como fazê-lo?
O nosso Centro Veterinário é equipado com um aparelho de RX que fica a disposição do Médico veterinário 24 horas por dia, nos horários de plantão ocorrera um acréscimo de valor do exame. O departamento de radiologia do Hospital Veterinário de Piracicaba é um serviço totalmente terceirizado feito pela Imago Diagnóstico Veterinário dentro das instalações do hospital.
1.RX Simples:
Abdome, tórax, membros, crânio, coluna e articulações.
2.RX Contrastados:
Urografia excretora.
Cistografia ou Uretrocistografia retrógrada.
Esofagograma.
Trânsito Gastrointestinal.
Mielografia (somente em pacientes do Hospital).
Visando oferecer o que há de mais moderno em equipamentos para o auxílio no diagnóstico das enfermidades que acometem os cães e gatos, o Hospital Veterinário Piracicaba conta com um serviço especializado em outro local e na cidade de Piracicaba (prestadores de serviço – colegas) que disponibiliza um aparelho de Radiologia Computadorizada (CR – Computed Radiography). A imagem é digitalizada em alta resolução, o que proporciona maior sensibilidade na detecção de diversas patologias.
Com o auxílio de softwares específicos é possível tratar a imagem digital, melhorando avaliação de diferentes tecidos, utilizar o zoom para ampliar uma área específica ou até inverter a escala de cores para realçar determinadas áreas. Com isto evitamos a repetição dos exames e conseqüentemente, exposição do paciente aos efeitos deletérios dos raios-x, sendo tal repetição comum quando utilizada a técnica tradicional.
Em resumo, o sistema digital proporciona:
– Maior sensibilidade no diagnóstico das patologias;
– Diminui a exposição do paciente aos raios-x;
– Colabora na preservação do meio ambiente;
Para outras informações entre em contato com um de nossos Clínicos.
O diagnóstico por imagem é de fundamental importância na clínica de pequenos animais. Através dele é possível auxiliar o Clínico na determinação de diversas patologias, tratamentos e prognósticos.
Os exames auxiliares mais utilizados em diagnóstico por imagem na medicina veterinária são: radiologia, ultra-sonografia, ecocardiografia, endoscopia e tomografia computadorizada.
A escolha do exame a ser utilizado vai depender de uma boa análise clínica do Médico Veterinário, onde muitas vezes haverá a necessidade da escolha de mais de um exame para se chegar a um diagnóstico preciso.
Cada exame tem a sua função, porém, muitas vezes utilizam-se mais de um no mesmo paciente, sendo um exame complementar ao outro.
Por se tratarem de exames distintos, com diferentes técnicas e de difícil manipulação e interpretação, devem-se haver pessoas treinadas, especializadas e capacitadas para sua realização.
Desse modo o Hospital Veterinário Piracicaba utiliza os meios diagnósticos disponíveis para auxiliar no diagnóstico e tratamento do seu animal de estimação.
Exames de Ultra-som no Hospital Veterinário Piracicaba: Como fazê-lo?
O nosso Centro Veterinário é equipado com um aparelho de Ultrassom que fica a disposição do Médico veterinário 24 horas por dia para o auxílio no atendimento clínico e cirúrgico de nossos pacientes.
Para a realização de um exame ultra-sonográfico adequado é indispensável que se faça a preparação do animal:
Jejum alimentar de 8 horas: alimento e conteúdo gasoso em estômago e intestino prejudicam a formação das imagens podendo comprometer a qualidade do exame.
Evitar que o animal urine uma hora antes do exame: os líquidos (como a urina) ajudam na formação de imagens de melhor qualidade e facilitam a visualização de órgãos como a próstata nos cães e o útero nas cadelas.
Tricotomia (tosa) da região a ser examinada (crânio e abdômen): devido ao acúmulo de ar os pelos impedem a propagação do som que é responsável pela formação da imagem ultra-sonográfica.
Para outras informações entre em contato com um de nossos Clínicos.
O Ecocardiograma e o Ecocardiograma com Doppler
O exame ultra-sonográfico cardíaco (Ecocardiograma) nos permite obter maiores informações sobre o tamanho e função das câmaras cardíacas, a espessura das paredes, a integridade valvar, os padrões de fluxo sangüíneo e alguns indicadores da função ventricular, auxiliando de maneira muitas vezes decisiva nos diagnósticos e tratamentos de cardiopatias na Clínica de Pequenos Animais. Com o Doppler as possibilidades de diagnóstico avançaram ainda mais. O Doppler demonstra precisamente a direção e a velocidade do fluxo sangüíneo no coração e nos vasos, sendo estes parâmetros de grande valor diagnóstico e prognóstico em nossos pacientes.
O Exame de Ecocardiograma no Hospital Veterinário Piracicaba: Como fazê-lo?
O Animal não precisa estar em jejum;
O laudo sai logo após o exame;
O exame dura aproximadamente 45 minutos.
Para maiores informações entre em contato com um de nossos Clínicos.
O Eletrocardiograma Veterinário é um exame que registra a atividade elétrica do coração em relação ao tempo. É um meio diagnóstico de fácil execução, que proporciona informações úteis ao diagnóstico e controle de doenças cardíacas e sistêmicas.
É um exame indolor onde os eletrodos são colocados em pontos específicos do corpo do animal, causando um leve desconforto na região. Desse modo a atividade elétrica do coração pode ser transformada em ondas registradas no aparelho permitindo assim a sua avaliação.
O exame eletrocardiograma veterinário dura aproximadamente dez minutos e deve contar com a colaboração do animal, pois em animais muito agitados ou bravos o exame pode ficar prejudicado e muitas vezes inviável.
O Eletrocardiograma no Hospital Veterinário Piracicaba: Como fazê-lo?
A liberação do laudo ocorre no mesmo momento.
Animal não precisa estar em jejum.
Solicitações externas devem ser agendadas.
Para outras informações entre em contato com um de nossos Clínicos.
Dentro das possibilidades de diagnósticos em medicina veterinária o uso do Holter pode ter indicação em nossos pacientes, com o objetivo de identificar e diagnosticar possíveis arritimias em pacientes com síncopes, isquemia do miocárdio ou cardiomiopatias, de acordo com a indicação do Clínico Veterinário.
O Sistema de Holter que se baseia na monitorização eletrocardiográfica ambulatorial por período de 24 horas, constitui-se em uma modalidade de diagnóstico não invasiva, comumente utilizada em medicina humana para avaliar o ritmo cardíaco em várias situações. A avaliação tem como princípio o registro contínuo do eletrocardiograma, e a posterior interpretação desse traçado eletrocardiográfico é feita em conjunto com um relatório de atividades do animal, o que possibilita relacionar as possíveis manifestações clínicas apresentadas pelo paciente com sua atividade física durante o período observado.
O Exame de Holter no Hospital Veterinário Piracicaba: Como fazê-lo?
O exame deve ser agendado com 10 dias de antecedencia para podermos alugar o aparelho em São Paulo.
Exame auxiliar de diagnóstico em cardiologia, realizado somente em pacientes em atendimento no Hospital Veterinário Piracicaba mediante indicação do nosso Clínico.
Exame realizado somente com hora marcada.
Não tem indicação para animais muito agressivos e/ou muito agitados que podem destruir o aparelho durante o período em que estiver sendo monitorado (24 horas) em seu habitat.
Quando da colocação do aparelho é necessário deixar um cheque depósito garantindo a integridade do mesmo.
O aparelho é colocado no animal em um dia e retirado 24 horas depois (os dois horários devem ser agendados).
Depois de retirado o monitor, o registro vai ser avaliado e o resultado (laudo) sai em 36 a 72 horas.
O pagamento do exame é realizado no primeiro dia (colocação do aparelho).
Para maiores esclarecimentos entre em contato com um de nossos Clínicos.
O uso da mensuração da Pressão Arterial (PA) é de grande importância na Medicina Veterinária de Pequenos Animais e pode ser usada em diferentes situações:
Como meio auxiliar diagnóstico em doenças renais, hiperadrenocorticismo, hipertireoidismo, doenças cardíacas congênitas e/ou adquiridas, entre outras.
No atendimento ambulatorial e de emergência é essencial nos casos de choques hipovolêmicos causados por trauma, hemorragias, desidratação, gastroenterites agudas e crônicas, insuficiência renal e cardíaca entre outras.
Nos procedimentos cirúrgicos deve ser utilizada a monitorização da pressão arterial, frente a drogas e/ou situações hipotensivas, visto que a adequada oxigenação dos tecidos e órgãos tem papel determinante no sucesso e recuperação do procedimento cirúrgico.
Na manutenção e controle de doenças crônicas as avaliações periódicas da Pressão Arterial são de vital importância, buscando adequar o tratamento e as doses de medicamentos para manutenção da saúde do paciente e de sua qualidade de vida.
O Hospital Veterinário Piracicaba utiliza o recurso de mensuração da Pressão Arterial nas diferentes situações acima pelo método não invasivo avaliado por Doppler. Um manguito com largura de aproximadamente 40% da circunferência do membro torácico (“pata dianteira”) é colocado ao redor do membro, próximo à articulação úmero-rádio-ulnar (cotovelo) fazendo pressão e causando leve desconforto ao animal. Então, junto a região do “pulso” é realizada uma tricotomia (tosa) para a colocação do “probe” que vai transmitir a variação do pulso arterial para um aparelho amplificador (Doppler), onde através de sinais sonoros é mensurada a Pressão Arterial.
A mensuração ambulatorial da Pressão Arterial pode ficar prejudicada em animais muito agitados e/ou agressivos, animais com hipotensão severa e animais obesos, entre outros. Desse modo, a indicação desse meio diagnóstico é de responsabilidade exclusiva do Médico Veterinário do Hospital Veterinário Piracicaba.
Pressão Arterial não Invasiva no Hospital Veterinário Piracicaba:
Como fazê-la?
Exame utilizado somente para animais em tratamento no Hospital Veterinário Piracicaba.
O animal deve estar calmo e ser contido levemente para uma mensuração precisa.
Deve-se realizar uma pequena tosa na região do “pulso” do animal.
O exame dura alguns minutos e é indolor, causando pequeno desconforto, estresse pela contenção e por vezes assustando o animal com o barulho da máquina de tosa e do som do Doppler.
Pedidos externos somente mediante avaliação do Clinico do Hospital Veterinário Piracicaba.
Para maiores informações entre em contato com um de nossos Clínicos.