Hospital Veterinário Piracicaba

Vacinação

A nossa recomendação é que o protocolo de vacinação para filhotes de cães sadios tenha início em 6 a 8 semanas de idade, como auxiliar na prevenção contra Cinomose, Hepatite Infecciosa Canina, Adenovírus Canino Tipo 2, Coronavírus Canino, Parainfluenza Canina, Parvovírus Canino e Leptospirose canina, sorotipos presentes na maioria das vacinas conhecidas no mercado como “V8” ou “V10”.

Sabe-se que a presença de anticorpos maternos interfere no desenvolvimento da imunidade ativa. Por isso, os filhotes de cães devem ser revacinados a cada 3 ou 4 semanas até pelo menos 12 semanas de idade. 

Cães com idade acima de 12 semanas de idade deverão receber uma dose de V8 ou V10 e uma segunda dose 3 ou 4 semanas depois. A resposta adequada à vacinação é diretamente ligada à competência imunológica de cada animal. 

Por isso antes de iniciar o esquema de vacinação em filhotes o animal deve ser avaliado pelo Clínico, que depois de constatado estar em boa saúde, vai recomendar um exame de fezes (parasitológico), proceder ao tratamento frente ao resultado do exame e só então iniciar o protocolo de vacinação, que se estenderá pelos próximos três meses de vida do animal.

Essa primeira consulta chamada no Hospital Veterinário Piracicaba de “Primeira Consulta de Filhotes” lhe dá o direito de avaliação clínica (consulta), exame parasitológico de fezes e da primeira dose de vacina, mesmo que não seja feitos no mesmo dia e normalmente não o são. Por todos esses procedimentos é pago o valor de uma consulta ou somente o valor da vacina. O objetivo desse protocolo é ter certeza de estarmos vacinando somente cães saudáveis, o que irá refletir decisivamente na resposta imunológica vacinal esperada. 

A partir da primeira dose das vacinas para cães, o animal deve retornar ao Hospital mensalmente pelos próximos 2 a 3 meses para o reforço da vacina V8 ou V10 (total de 3 doses), assim como para a vacina contra a “gripe canina” (Adenovírus Canino Tipo 2, Parainfluenza Canina e Bordetella bronchiseptica -uma dose), vacina contra giardíase (duas doses) e no último mês ( depois de 4 meses de idade) para a vacina em dose única contra a raiva.

Esse período de vacinação é um período onde iremos estreitar o nosso relacionamento e onde você também irá receber todas as informações necessárias de manejo e dos cuidados de medicina preventiva que serão de extrema importância na qualidade de vida e longevidade do seu animal de estimação. 
A partir de então o animal é vacinado anualmente com uma dose de cada vacina (Uma dose de V8 ou V10, uma dose de Bordetella, uma dose de giárdia e uma dose de Anti-rábica).

Para aqueles cães que vivem em área endêmica para leptospirose ou têm contato com roedores recomendamos o reforço anual contra leptospirose intercalada depois de seis meses da vacinação anual.

Esse período de vacinação e o reforço anual podem ser determinantes na qualidade de vida do seu animal de estimação e é o principal ponto de trabalho da medicina veterinária preventiva para pequenos animais. 

Se estiver pensando em oferecer saúde para o seu animal de estimação, agende a “Primeira Consulta de Filhotes” ou a vacinação anual do seu animal no Hospital Veterinário Piracicaba.

A nossa recomendação é que o protocolo de vacinação para filhotes de gatos sadios tenha início em 6 a 8 semanas de idade, como auxiliar na prevenção das doenças causadas por vírus da Rinotraqueíte, Calicivirose, Panleucopenia felinas e por Chlamydia psittaci, presente na vacina conhecida como Quádrupla Felina.

Sabe-se que a presença de anticorpos maternos interfere no desenvolvimento da imunidade ativa. Por isso, os filhotes de gatos devem ser revacinados a cada 3 ou 4 semanas até pelo menos 12 semanas de idade. Gatos com idade acima de 12 semanas de idade deverão receber uma dose de vacina e uma segunda dose 3 ou 4 semanas depois. A resposta adequada à vacinação é diretamente ligada à competência imunológica de cada animal. 

Por isso antes de iniciar o esquema de vacinação em filhotes o animal deve ser avaliado pelo Clínico, que depois de constatado estar em boa saúde, vai recomendar um exame de fezes (parasitológico), proceder ao tratamento frente ao resultado do exame e só então iniciar o protocolo de vacinação, que se estenderá pelos próximos dois meses de vida do animal.

Essa primeira consulta chamada no Hospital Veterinário Piracicaba de “Primeira Consulta de Filhotes” lhe dá o direito de avaliação clínica (consulta), exame parasitológico de fezes e da primeira dose de vacina, mesmo que não seja feitos no mesmo dia e normalmente não o são. Por todos esses procedimentos é pago o valor de uma consulta, ou somente o valor da vacina. O objetivo desse protocolo é ter certeza de estarmos vacinando somente gatos saudáveis, o que irá refletir decisivamente na resposta imunológica vacinal esperada. 

Para gatos de origem desconhecida ou animais de rua recomendamos antes do início da vacinação um exame de sorologia para as doenças FIV/Felv Felina (Vírus da Aids Felina e Leucemia Felina) devido à alta prevalência e gravidade dessas doenças para os felinos.

A partir da primeira dose de vacina o animal deve retornar ao Hospital mensalmente pelos próximos 2 a 3 meses para o reforço da vacina Quádrupla Felina e no último mês (depois de 4 meses de idade) para a vacina em dose única contra a raiva.

Esse período de vacinação é um período onde iremos estreitar o nosso relacionamento e onde você também irá receber todas as informações necessárias de manejo e dos cuidados de medicina preventiva que serão de extrema importância na qualidade de vida e longevidade do seu animal de estimação. 
A partir de então o animal é vacinado anualmente com uma dose única de Vacina Quádrupla e uma dose de Vacina Anti-rábica.

Esse período de vacinação e o reforço anual podem ser determinantes na qualidade de vida do seu animal de estimação e é o principal ponto de trabalho da medicina veterinária preventiva para pequenos animais.